Os planos de saúde individuais e familiares são conhecidos por terem reajustes menores em comparação aos planos coletivos por adesão e empresariais. Enquanto estes últimos têm seus reajustes baseados na sinistralidade da carteira, ou seja, nos custos médicos e utilização dos segurados no último ano, os planos individuais e familiares têm seus reajustes definidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Vale ressaltar que nos últimos anos, houve algumas mudanças significativas nos reajustes. No ano de 2021, tivemos um reajuste inédito e favorável para os segurados, com uma redução de 8.63%. Isso significou que as pessoas que possuíam um plano individual ou familiar em 2021 pagaram 8.63% a menos do que o valor anterior.
Já no ano anterior ao de 2023, houve um reajuste de 15.5%, o que representou um reequilíbrio no percentual. Agora, para o ano de 2023, a ANS definiu um reajuste de 9.63%. Essa redução comparada ao ano anterior indica que os reajustes estão se normalizando.
É importante mencionar que, em geral, os planos individuais e familiares costumam ter reajustes anuais que não ultrapassam 10%. Os reajustes são aplicados no aniversário de contratação da apólice, ou seja, na data em que o contrato foi iniciado.
Caso o reajuste estipulado torne o valor do plano incompatível com a renda do segurado, ele pode optar por fazer a troca para um plano mais adequado. É possível realizar essa troca mantendo as carências já cumpridas, ou seja, sem perder os benefícios adquiridos com o plano anterior.
Se você está considerando fazer uma troca de plano, entre em contato com um corretor da Carmel Seguros para solicitar cotações de planos que atendam às suas necessidades e estejam alinhados com o seu orçamento. Assim, você poderá verificar se vale a pena trocar ou permanecer com o mesmo plano de saúde.
Não gaste nenhum real com ligação, informe seu número que ligamos para você!
Fale com a nossa central de vendas
(11) 94770-0096