No vÃdeo de hoje, vamos falar como funcionam os reajustes dos planos de saúde individual, por adesão e o plano empresarial.
Em dois momentos, sendo o reajuste anual do plano que ocorre a doze meses do contrato e o reajuste por mudança de faixa etária que ocorre cada vez que o beneficiário muda de idade e se enquadra em uma nova faixa etária pré-definida em contrato.
Atenção, ambos podem incidir coincidentemente no mesmo mês.
Existem duas formas de reajustar um plano de saúde individual, uma sendo pela faixa etária e outra através a atualização monetária, sendo este último somente no aniversário do plano, sendo que no por faixa etária de 04 em 04 anos.
Assim como o plano individual, o reajuste do plano por adesão também possui o reajuste por faixa etária, este que ocorre a cada 04 em 04 anos, contudo, diferentemente do plano individual, o plano por adesão também possui o reajuste aplicado de acordo com a sinistralidade do grupo, ou seja, um valor imprevisÃvel que dependerá do quanto aquele grupo de pessoas se utilizou do convênio médico.
O cálculo do reajuste do plano empresarial é baseado na diferença das despesas assistenciais médicas por beneficiário dos planos empresariais da carteira da operadora, de um ano para o outro.
Dessa forma, assim como no plano por adesão, o Ãndice serpa por exemplo, do ano de 2022 resultado da variação das despesas assistenciais ocorridas em 2021 em comparação com as despesas assistenciais de 2020
Para isto chamamos de Sinistralidade.
No plano empresarial, assim como o plano individual e por adesão, também há o reajuste por faixa etária.