Obesidade Infantil

A obesidade infantil é quando existe um excesso de gordura no corpo da criança e que isso esteja afetando a saúde física e mental dela, prejudicando o seu bem estar e rendimento no dia a dia.

Falaremos desse assuntos mais detalhadamente nesse texto, mostrando as causas, maneiras de tratamento e prevenção e como a família deve lidar com a situação.

A obesidade infantil no Brasil afeta cerca de 35% entre os meninos de 5 a 9 anos e 17% entre as meninas da mesma idade, segundo a pesquisa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2013. Uma criança é considerada obesa quando ultrapassa 15% do peso médio correspondente a sua idade.

Causas da obesidade infantil

A obesidade infantil pode ser causadas por 5 fatores, que vamos descreve-los agora.

1) Sedentarismo: Quando a criança deixa de realizar atividades físicas (brincar) o sedentarismo aparece e pode ser um dos fatores que levam a criança engordar.

2) Consumo de açúcar e gorduras: Alimentos muito ricos em açucares e gorduras são muito prejudiciais à saúde, conviver com produtos de fast foods não é o ideal, aliado a falta de exercício e/ou estimulação física levará a criança a um estado de obesidade infantil.

3) Distúrbios Hormonais: O aparecimento de espinhas ou manchas na pele podem estar relacionados ao excesso de peso por parte da criança e não somente pela fase em que estão passando (adolescência).

4) Doenças Genéticas: Quando a obesidade infantil acontece por consequência genética, o tratamento será um pouco mais complexo e depende muito dos profissionais contratados para realizar o processo, por isso consulte bem os profissionais antes de investir em um plano.

5) Padrões de comportamento: Alguns padrões comportamentais levam a criança a ter uma obesidade generalizada. Muito tempo em frente ao computador ou vídeo game podem ser agravantes do problema.

Riscos gerados pela obesidade infantil

Observando as causas que podem ser motivos para a obesidade infantil, veremos também alguns riscos que isso traz a criança.

A obesidade mórbida é um deles, pois a criança não para de engordar, elevando todos os níveis de pressão arterial, açucares e outros que vamos discutir adiante.

Algumas doenças respiratórias e ortopédicas podem ser ocasionadas pela obesidade, à dificuldade que as crianças acima do peso tem de se locomover é um fator para o desenvolvimento de doenças ortopédicas e umas das que afetam a respiração devido ao peso excessivo é a asma.

O alto nível de colesterol é outro risco que a criança obesa está correndo, pois a partir disso gera consequência em outras doenças mais graves como diabetes, infarto, pressão alta e outras.

Hipertensão arterial é a chamada “pressão sanguínea” e as crianças com problemas obesidade tendem a ter uma pressão sanguínea elevada, ocasionando outras doenças como infarto e desmaios.

Conforme citado anteriormente a diabetes é outra doença comum de se encontrar em pessoas acima do peso, isso é causado pelo nível de açúcar presente no sangue.

A falta de sono é um risco iminente para crianças com excesso de peso, passando pelo problema da obesidade infantil, por isso os pais devem ficar atentos a todas as situações em que a criança não consegue uma boa noite de sono.

Uma curiosidade apresentada é de que partos feitos por cesáreas aumentam as chances da criança apresentar um problema de obesidade infantil.

Consequências da obesidade infantil

As consequências que o problema de obesidade em crianças afeta podem ser emocionais, psicológicos e sociais. Naturalmente crianças não satisfeitas com o seu corpo podem sofrem de depressão (psicológicos), ou sofrerem bullying perante a sociedade (social) fazendo com que a criança entre em uma crise emocional constante (emocional).

Formas de tratamento da obesidade infantil

Uma alimentação saudável com base em frutas e verduras, além de pouco consumo de produtos gordurosos e “cheios” de açúcar. Alimentos ricos em vitaminas contribuem para uma alimentação adequada, prefira alimentos integrais servidos em pequenas porções distribuídas ao longo do dia.

A boa dieta em conjunto com a prática de atividades físicas faz com que a obesidade infantil seja tratada e consequentemente extinta da criança.

É necessário uma mudança no estilo de vida e isso só é capaz com ajuda de profissionais capacitados, pois o tratamento da obesidade infantil pode ser muito mais complexo do que parece.

Quando a obesidade chega a um caso mais elevado (grave) é preciso tomar algumas providencias por parte do acompanhamento clinico que venha ser feito, o uso de medicamentos e até mesmo a cirurgia bariátrica são alternativas para o tratamento, porém deve ser bem estudado e orientado aos pais e paciente (criança).

Caso a obesidade não tenha atingido esse estágio a família pode trabalhar a criança estimulando o consumo de alimentos saudáveis, deixando os mesmos mais atraentes (coloridos), dar o exemplo para a criança é fundamental e com isso você estará incentivando a criança a praticar aquilo que lhe fará bem, seja uma alimentação adequada ou a prática de atividades físicas.

Conversar e sempre comemorar as vitórias (mesmo que pequenas) da criança é de total importância nesse processo de tratamento da obesidade, pois assim você mostra estar ao lado da criança para todas as situações.

Prevenção da obesidade infantil

Algumas precauções devem ser tomadas caso a criança não atingiu um estágio de obesidade e uma delas é agendar regularmente visitas de acompanhamento médico ao seu filho ou filha.

Seja paciente, destacando sempre o lado positivo de uma boa dieta e a pratica de exercício físico, isso pode fazer com que a criança seja uma pessoa responsável pelo seu peso e isso facilita o processo em caso de uma obesidade infantil se estabelecer.

Conclusão

Agora que conhecemos como funciona a obesidade infantil, vale a pena agendar uma consulta para o seu filho ou filha e verificar as suas condições de saúde. A Intermédica tem excelentes profissionais que podem te ajudar nesse processo de controle do peso, além de tratamentos específicos em nossos hospitais conveniados para obesidade infantil.

Os melhores profissionais fazem parte da Intermédica e isso é uma vantagem no caso de precisar passar por um processo mais complexo de tratamento contra a obesidade infantil.

Veja nossos planos e faça uma avaliação.

Acompanhe nossas midias sociais: