Vamos falar neste vÃdeo como se dá o processo de migração de um plano para outro sem perder as carências já cumpridas no plano anterior.
A carência do plano de saúde não pode ser removida, pois é um requisito legal imposto pela ANS. No entanto, existem algumas maneiras de tornar mais fácil para você usar seu plano de saúde durante esse perÃodo.
1. Verifique se você pode obter descontos nos procedimentos que não estão cobertos pelo seu plano de saúde. Muitas vezes, é possÃvel obter um desconto ao negociar com um médico ou clÃnica diretamente.
2. Verifique se seu plano de saúde oferece cobertura para procedimentos de emergência ou serviços que não estão cobertos durante a carência.
3. Verifique se seu plano de saúde oferece serviços de descontos, como descontos em medicamentos.
A compra de carência de plano de saúde é uma opção que muitas pessoas usam para obter cobertura médica. Ela é usada para cobrir perÃodos em que o paciente não estava inscrito em um plano de saúde, mas precisou de assistência médica.
A carência é definida pelos planos de saúde e pode variar de acordo com o plano escolhido. No entanto, em geral, o perÃodo de carência para um plano de saúde é de três meses a um ano.
Para adquirir carência de plano, é necessário que você já tenha um outro plano de saúde ativo e de igual similaridade.
A Súmula 21 da ANS estabelece que a operadora de saúde deve reembolsar as despesas médicas realizadas por profissionais médicos, devidamente registrados no Conselho Regional de Medicina, desde que sejam cobertos pela apólice contratada.
A nova lei dos planos de saúde, também conhecida como Lei nº 13.879/19, entrou em vigor em julho de 2020 e traz grandes mudanças para o setor.
Ela estabelece direitos aos usuários de planos de saúde, tais como:
Cobertura obrigatória de procedimentos médicos e de diagnósticos;
Acesso a tratamentos de alta complexidade;
Garantia de atendimento aos usuários mesmo durante a pandemia;
Obrigação dos planos de saúde em oferecer aos usuários informações claras sobre as coberturas, os preços e os serviços oferecidos;
Isenção de coparticipação em casos de tratamentos de câncer e de algumas doenças raras;
A carência é um perÃodo em que os segurados não podem usar os benefÃcios de seguro. Esse perÃodo tem duração pré-determinada e varia de acordo com o tipo de seguro contratado, bem como o segurado.
Por exemplo, no caso de seguros de vida, pode haver uma carência de um ano, no qual nenhuma indenização será paga até que esse perÃodo termine.
A carência é usada para evitar fraudes e abusos por parte dos segurados e também para garantir que os custos de um seguro sejam mantidos baixos.