Como cancelar meu Convênio Médico

Você sabe como funciona o cancelamento de um plano de saúde?

Nesse vídeo, a Carmel Seguros te conta algumas coisas que você precisa saber sobre o processo de cancelamento de um plano de saúde, até mesmo antes de escolher o seu convênio médico!

Quem nunca fez uma cotação de um plano de saúde e ficou com aquela dúvida: “e se eu precisar cancelar o meu plano de saúde? Tem fidelidade? Preciso pagar alguma multa se fizer o cancelamento? E como ficam as minhas carências se eu quiser cancelar e contratar um novo plano de saúde?

Em primeiro lugar, é válido lembrar que cada plano de saúde tem suas regras e que é importante que você tenha um corretor que realmente tenha experiência nesse mercado e que seja de sua confiança para evitar dor de cabeça.

Além disso, um bom corretor de seguros, que entende de planos de saúde, vai ser capaz de te orientar não apenas na aquisição de um novo plano, mas também poderá te orientar no processo de cancelamento.

Inclusive, se você está pensando em cancelar o seu plano porque ficou muito caro e você pretende contratar um que caiba no seu orçamento em breve, a minha orientação é que você procure um corretor, explique a sua situação e aguarde as orientações dele para cancelar no momento certo. Pois isso irá evitar que você fique descoberto, que precise pagar mais um mês sem necessidade, fique com dívidas pendentes e até mesmo que perca as suas carências, afinal, existem algumas regras e prazos para mudar de plano de saúde com aproveitamento de carências.

E como funciona para cancelar um plano de saúde?

De modo geral, os planos coletivos por adesão, que são aqueles que você contrata através da vinculação a um sindicato ou entidade de classe relacionado a sua profissão, geralmente não cobram multa caso você realize o cancelamento antes de completar 12 meses de contratação. Nesses casos, basta entrar em contato com a administradora do plano de saúde e solicitar o cancelamento. Será informado a você até quando você ainda pode ter acesso a consultas e atendimento em Pronto Socorro e, caso você tenha mais de 6 meses de plano de saúde e vá contratar um novo plano, talvez ainda consiga aproveitar algumas das carências já cumpridas.

Já os planos de saúde individuais podem cobrar multa caso você faça o cancelamento antes dos 12 meses de contratação. Nesse caso, dizemos que o plano de saúde tem FIDELIDADE. Mas, não são todos que adotam a cobrança de multa, por isso é importante ter uma relação de confiança com o seu corretor para evitar problemas e sempre questionar o que acontecerá caso você precise cancelar e qual será o valor dessa multa.

Mas, vamos imaginar que você tenha o plano de saúde há bastante tempo e queira cancelar: basta ligar na centrar de atendimento do plano de saúde e fazer a solicitação.

E vamos falar dos planos empresariais? Eles, que são os queridinhos por terem valores mais acessíveis, costumam TER FIDELIDADE de pelo menos 12 meses. Alguns convênios empresariais, inclusive, tem contrato de 24 meses, ou seja, 2 anos. Então, é um ponto que requer a sua atenção e exige que você tenha um corretor confiável, pois a multa para cancelar esse tipo de plano de saúde antes do término do contrato de fidelidade pode ser alta: até 50% do valor das parcelas que faltam para acabar o período de fidelidade.

E falando ainda sobre o cancelamento de um plano de saúde, é importante lembrar que os atrasos no pagamento das mensalidades podem suspender o atendimento e, se o atraso passar de 60 dias pode haver o cancelamento do plano de saúde!

Se você ainda não tem um corretor da sua confiança, venha conversar com um de nossos corretores! Aqui na Carmel Seguros temos, inclusive, uma equipe preparada para cuidar de você após a sua contratação e que poderá te auxiliar caso você precise incluir e excluir dependentes, solicitar reembolso e te auxiliar no cancelamento ou troca do seu plano de saúde!

Acompanhe nossas midias sociais: