Quando se trata de saúde, quantidade não garante qualidade.
Segundo estudos exames em excessos podem causar diversos males e enfermidades, como tomografia e ressonância, por exemplo.
O objetivo da Amil é que você tenha o cuidado necessário, nem mais, nem menos.
Com um cuidado coordenado pelo médico de famÃlia, que tem acesso a seu histórico e acompanha de perto sua saúde não será necessário pedir vários exames a cada nova consulta.
Médico da famÃlia é um termo utilizado para definir o médico que possui residência em saúde da famÃlia, ou seja, um especialista da saúde que possui foco no cuidado e prevenção de doenças podendo acompanhar o paciente desde seu nascimento até a fase adulta.
A finalidade desse profissional é diagnosticar e orientar os pacientes sobre medidas de proteção e se necessário tratamento em áreas fÃsicas e mentais.
O termo remete para aquele antigo profissional de bairro que era habitualmente consultado, assim que alguém da famÃlia passasse por alguma anormalidade de saúde dentro de casa.
A telemedicina ou teleconsulta veio para atender a demanda de pacientes que fazem tratamento de rotina ou acompanhamento mensal sem que haja necessidade de expor o beneficiário ao ambiente hospitalar, pois toda a consulta com o médico se dá através de uma reunião virtual sem sair de casa.
Hoje a grande maioria, pois esta modalidade de consulta intensificou-se após o inÃcio da pandemia e a necessidade de se manter em afastamento social fez-se necessário a modernização da forma de se consultar com os profissionais de saúde.
O exame deverá ser feito nos casos em que houver indicação médica. O médico assistente deverá avaliar o paciente de acordo com o protocolo e as diretrizes definidas pelo Ministério da Saúde, a quem compete definir os casos enquadrados como suspeitos ou prováveis de doença pelo CoronavÃrus (Covid-19) que terão direito ao teste.
Nas situações em que o médico verificar que o exame é indicado, deverá orientar o paciente a procurar sua operadora para pedir indicação de um estabelecimento de saúde da rede da operadora apto à realização do teste. É preciso ficar atento, pois o conhecimento sobre a infecção pelo CoronavÃrus (Covid-19) ainda está em construção e os protocolos e diretrizes podem ser revistos a qualquer momento.
Cada operadora de plano de saúde definirá o melhor fluxo para atendimento de seus beneficiários, portanto, a orientação é que o usuário que desconfie que está com CoronavÃrus entre primeiramente em contato com a operadora e se informe sobre os locais de atendimento.
Sim, os planos de saúde já têm cobertura obrigatória para consultas, internações, terapias e exames que podem ser empregados no tratamento de problemas causados pelo CoronavÃrus (Covid-19).
É importante esclarecer que o consumidor tem que estar atento à segmentação assistencial de seu plano: o ambulatorial dá direito a consultas, exames e terapias; o hospitalar dá direito a internação.
O beneficiário deve sempre procurar informações e orientações junto à operadora do seu plano de saúde. A ANS está orientando as empresas para que disponibilizem em seus portais na internet e disseminem através de seus canais de relacionamento informações sobre o atendimento e a realização do exame e ofereçam canais de atendimento especÃficos para prestar esclarecimentos e informações sobre a doença aos seus usuários.
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